Você comete esse erro básico em seu negócio?

Quando pensamos em abrir um negócio, é bem comum olhar em volta e avaliar o que nossos concorrentes têm feito e tentar segui-los. Mas até que ponto isso é certo? Será que essa referência é válida? Afinal eu não quero parecer uma cópia, mesmo que melhorada, de meu concorrente.

Será que é certo tomar como modelo, um negócio mais antigo, com clientela estabelecida e muitas vezes em outra região da cidade?

Depois de criar projetos para mais de 150 empresas de diferentes tamanhos, percebi que o que faz mais diferença para o público e pode de fato impulsionar o consumo é a personalidade do espaço.

Mas o que seria essa tal de personalidade do espaço? Veja no exemplo abaixo:

imagem da parte externa do bar em Oslo
imagem da parte externa do bar em Oslo

Este é um bar localizado num aeroporto em Oslo na Noruega.

Seu interior é revestido por frascos que os noruegueses chamam de Norgesglasset (vidro norueguês – numa tradução livre).

Esses clássicos frascos de vidro têm sido usados por muitos anos para pegar e armazenar alimentos e é familiar para muitas casas norueguesas. Portanto, trazem boas memórias aos clientes desse bar.

Portanto foi uma ótima solução para proporcionar momentos de conforto em contraste com as amplas e frias galerias do aeroporto.

imagem da parte externa do bar em Oslo

Quando conhecemos nossos clientes a ponto de saber suas preferências e histórias, podemos provocar emoções que causam empatia e os trazem para mais perto de nós. Afinal, quem não prefere fechar negócio com alguém que goste e confie.

O que você poderia fazer hoje para trazer seus clientes para mais perto de você?

Será que algum produto que você vende pode despertar emoções positivas em seus clientes?

Diga nos comentários se já teve alguma experiência nesse sentido.

Grande abraço.

Deixe um comentário:

4 comentários em “Você comete esse erro básico em seu negócio?

  1. Ayres Bonfim Responder

    O único erro que achei (sem querer parecer chato), foi o lustre encobrir/atrapalhar a visualização da logomarca. No mais, é um projeto bem criativo.

  2. Pingback: Quer vender mais? Elimine esses 5 erros que podem te fazer ficar atrás de seus concorrentes. | Márcio Navegantes – Arquitetura e Marketing – Arquitetura associada a estratégias de marketing para alavancagem de negócios

    • marcio Autor do postResponder

      Tem total razão.
      O desenho da persona e importantíssimo para que seu negócio seja orientado da maneira correta.
      Assim evita-se gastos desnecessários e conseguimos acertar o alvo em todas as ações que a empresa executar!
      Obrigado pelo comentário.
      Volte sempre!

Deixe uma resposta para marcio Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *