Como nasce uma ideia?
Em um certo bairro da cidade do Rio de Janeiro havia um advogado chamado Jean.
Jean possuía seu próprio escritório e era bem sucedido em sua profissão, mas sentia, como empreendedor que sempre foi, a necessidade de montar um novo negócio, mesmo não sabendo ao certo que negócio poderia ser.
Até que numa conversa com amigos, um deles comentou sobre um certo restaurantes japonês de um conhecido que ficava a alguns quilômetros dali e estava faturando muito bem.
A informação soou como um estalo para Jean. Era isso…
Como Jean trabalhava com negócios imobiliários, não seria difícil conseguir uma loja na região e finalmente realizar o sonho de abrir um novo negócio. Afinal, se um restaurante no bairro vizinho era tão bem sucedido, bastaria visitá-lo e fazer algo semelhante.
Não tem como dar errado! – dizia para si mesmo e para os amigos.
Transformando o sonho em realidade
Logo Jean conseguiu uma loja, maior que a do concorrente, contratou um profissional para executar um projeto de arquitetura e cerca de 40 dias depois era chegada a grande inauguração.
Jean preocupou-se com todos os detalhes, que segundo ele, eram necessários para o bom andamento do negócio. Contratou profissionais muito bem credenciados para trabalhar na cozinha e no salão e um gerente muito experiente para administrar tudo de perto. Além disso, fez questão que meninas e rapazes de boa aparência e simpáticos pudessem atender os novos clientes que certamente formariam fila para conhecer o seu novo estabelecimento.
Como Jean previa, a inauguração foi um sucesso. Logo os primeiros clientes chegaram e ele quase não podia conter-se de alegria. Já fazia planos para abrir novas lojas e pensava em seu íntimo que poderia até mesmo abrir uma rede de restaurantes.
Como eu não tinha pensado nisso antes! – Ele falava para os amigos.
Caindo na real
Mas os dias foram passando e Jean percebeu já no terceiro e quarto mês que o resultado parecia não ser tão bom quanto no começo. – Deve ser por causa dos feriados. Nessa época do ano muita gente está viajando. – Pensava ele.
Entretanto, mês após mês ele observava o interesse do público pelo seu restaurante esfriar. Até que um amigo bem próximo chegou com uma ideia que parecia poder resolver seu problema. Ele dizia:
Sabe qual é o problema Jean? Seus preços são muito altos. Basta você fazer uma promoção e logo seu restaurante estará cheio de novo.
Decepção…
Jean então decidiu seguir a ideia do amigo, mas para sua decepção, isso de nada funcionou. Seu restaurante continuava com baixo movimento e agora seu lucro ainda tinha diminuído, o que salientava ainda mais seus problemas financeiros que agora eram uma realidade. As contas não paravam de chegar e o que ele faturava, já não era suficiente para pagá-las.
Logo, Jean começou a pensar que talvez a ideia do restaurante não fosse tão boa assim…
– Quem sabe se eu abrir um novo negócio…
O que poderia ser diferente?
Analisando essa história podemos pensar que em certo ponto Jean pudesse adotar novas estratégias. Quem sabe um delivery, cadastro no Ifood ou campanhas patrocinadas no Google pudessem resolver o problema? Não. Infelizmente nada disso resolveria o problema do Jean se ele não pensasse em implementar uma completa estratégia de marketing, que incluísse todos os aspectos de seu negócio.
Quando resolvi desenvolver esse método de arquitetura associada ao marketing, percebi que o caso do Jean é muito comum, mas na maioria das vezes, o período de marasmo, quando o lucro não é tão alto quanto poderia, se prolonga por anos a fio. Isso pode levar alguns empresários a concluir que seu negócio é assim mesmo ou que irá melhorar com o tempo. Entretanto, infelizmente isso não acontecerá, se alguma atitude enérgica não for tomada.
No caso do Jean, e em tantos outros, é possível reavaliar as estratégias adotadas até o momento e planejar novamente o negócio, estudando o público alvo e tudo que pode influenciar sua decisão de compra. Dessa forma, com um reposicionamento estratégico, é possível virar o jogo, mesmo quando já parecer perdido.
Planejamento para Conversão
O método que desenvolvi consiste no planejamento, personalização e concepção de espaços voltados para conversão.
Mas o que seria conversão?
Conversão nada mais é do que o alcance do objetivo. Por exemplo, no caso de um restaurante fast-food, a conversão é a compra do lanche e o consumo rápido. No caso de uma loja de roupas, a conversão é a compra da peça desejada em conjunto com artigos ou acessórios oferecidos pelo vendedor.
Então se conseguirmos identificar quem é o cliente ideal do seu negócio, a quem chamamos de persona, poderemos personalizar o espaço e distribuir elementos de maneira estratégica para que a conversão seja alcançada com a máxima eficiência. E esse é nosso principal objetivo.
Um espaço bem planejado de uma loja, sala comercial ou de uma lanchonete, é capaz de estimular o consumo, funcionando como uma das principais ferramentas para alcance ou ampliação da taxa de conversão.
Esse método funciona para negócios que já existem?
Com certeza!
Se o seu negócio já funciona há algum tempo, você certamente já sabe quem são os seus principais clientes.
Então, não seria ótimo se todos os seus clientes fossem iguais ou melhores que os atuais?
Isso é totalmente possível se os espaços do seu negócio forem otimizados para comunicar e atender melhor esses clientes ideais. E é nisso que focamos!
E se estou começando agora, será que funciona?
Se o seu negócio está no início, nada melhor que investir de maneira inteligente, planejando os espaços em conjunto com uma estratégia de marketing bem desenhada, o que certamente lhe trará excelentes resultados. Aliás, era exatamente isso que nosso amigo Jean, da história no começo da página, deveria ter feito.
7 Simples passos para o seu sucesso:
1 | Você entra em contato comigo e solicita uma reunião. |
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2 | Marcamos uma reunião presencial ou on-line, como preferir, para falarmos sobre o seu negócio, onde conhecerei suas necessidades e juntos já poderemos discutir algumas ideias. |
3 | Com as informações colhidas na reunião, passarei pra você um orçamento comtemplando tudo que precisaremos fazer para que seu negócio tenha ainda mais sucesso. Nesse momento irei propor soluções de arquitetura e de marketing para alavancagem de seu negócio. |
4 | Após o orçamento aprovado, realiza-se visita ao local e nos reunimos novamente para traçar o planejamento, definindo metas, personas, oportunidades para aumento da taxa de conversão e eventual remodelagem do processo de vendas. Tudo sempre feito a 4 mãos, combinando propostas com a realidade desejada. |
5 | Apresentação de perspectivas 3D com propostas colocadas em práticas para termos a possibilidade de conversarmos sobre as soluções propostas, alinhando necessidades e expectativas para um resultado final excelente. |
6 | Após a aprovação do projeto, inciamos a obra com nossa equipe própria, de maneira que o projeto seja integralmente obedecido e a qualidade de acabamentos seja máxima. |
7 | A obra é finalizada e uma nova fase de muito sucesso se inicia pra você e pra sua empresa. E continuamos juntos para suprir qualquer eventual necessidade ou suporte necessário. |
Como você leu até aqui, com certeza gostou do meu método e sabe que ele pode funcionar pra você.
Entre em contato agora comigo pra agendarmos uma reunião.
Será um prazer transformar seu negócio em mais um case de sucesso.