Para vender mais, é importante traçar uma estratégia livre de erros que possam impedir seus futuros clientes de conhecer seus produtos.
Eliminando esses erros, você atrai as pessoas certas, que comprarão de você e ainda podem te recomendar aos amigos. Confira abaixo quais são esses erros, elimine-os e depois me conte como foi ok? Boa leitura!
1. Você não conhece bem seu cliente.
Para seu negócio vender mais, uma das principais informações que deve servir como base para o planejamento é o desenho da persona ou buyer persona.
Desenho da Persona é uma técnica de segmentação de mercado utilizada pelo marketing, que visa representar um tipo de consumidor ideal, conhecendo seus problemas, hábitos, alegrias, sonhos e aspirações.
Essa técnica é aplicada por meio do estudo das principais características do público que você deseja atingir, para que dessa forma, sua comunicação torne-se muito mais persuasiva e suas estratégias de marketing sejam muito mais eficientes.
A persona é diferente do público alvo, pois nela, cria-se um personagem. Após isso, passamos a nos comunicar com esse personagem que possui características predominantes em seu cliente ideal.
Então torna-se mais fácil comunicar-se com esse personagem e toda ação de marketing pode ser feita pra ele. Pois agora, você conhece a fundo o seu cliente ideal pode usar isso como arma para vender mais.
É importante, ao desenhar a persona, evitar cair na tentação de copiar o seu concorrente. Pois realizando seu próprio estudo você terá muito mais chances de sucesso.
2. Você não se comunica com seu cliente de maneira eficiente.
Após realizar um estudo da persona, é muito importante que você adapte toda a comunicação do seu espaço de vendas às características que você descobriu.
Com isso você perceberá que conseguirá atrair de maneira mais eficiente as pessoas com as quais você quer fazer negócio, pois elas perceberão claramente que sua empresa é apta para atendê-las de maneira eficiente.
Até mesmo a abordagem de seus vendedores deve ser orientada com base no estudo da persona, pois caso seu cliente ideal seja jovem, não será eficiente que seus vendedores falem com eles com uma linguagem formal e vice versa.
A correta comunicação, visual, escrita ou falada, certamente fará você vender mais.
3. Você acha que as promoções são a melhor estratégia para vender mais.
É comum o pensamento que para vender mais você precisa baixar seus preços.
Comum mas não exatamente verdadeiro.
Mais importante que baixar os preços para melhorar as vendas é mostrar para seus clientes, que o valor do produto que eles estão recebendo, está muito além do preço que eles estão pagando. É o famoso custo-benefício favorável.
Esse conceito é simples de entender.
Vamos supor que no seu aniversário, você recebeu dos seus funcionários um porta retrato com uma foto sua e de sua equipe, abraçados, comemorando um ótimo ano da empresa.
O porta retrato custou 70 reais e a impressão da foto custou mais 5 reais. Mas qual o valor desse porta-retrato pra você? Será que vale somente 75 reais? Certamente terá um valor muito maior pra você, não é mesmo?
Com as estratégias corretas, você também poderá provocar esse sentimento em seus clientes e com isso vender mais e por um preço melhor.
4. Você não tenta vender mais para seus atuais clientes.
Melhor do que conquistar novos clientes é aumentar seu ticket médio oferecendo novos produtos para seus clientes atuais.
Quando você conhece e se comunica bem com seus clientes, tem a chance de conhecer melhor suas necessidades e assim, identificar novas oportunidades de negócio. E ao identificar essas oportunidades e oferecer novos produtos ou serviços, seu cliente ficará feliz de poder contar com você para adquirir um conjunto completo de soluções.
Se você vende produtos, talvez exista alguma oportunidade para vender serviços, instalando, prestando suporte ou consultoria. E caso você venda serviços, também pode existir oportunidades para venda de produtos relacionados aos serviços que você presta.
Caso você frequente um salão de cabeleireiros ou um barbeiro, certamente já te ofereceram produtos cosméticos ligados aos serviços prestados. Esse é um bom exemplo de correlação de venda de serviços com venda de produtos. O que certamente aumenta o faturamento.
5.Seu espaço de vendas não reflete os diferenciais do seu produto ou serviço.
Seu espaço de vendas deve ser otimizado para refletir seus diferenciais e transmitir isso de forma clara. Dessa forma, certamente você conseguirá atrair novos clientes e atenderá melhor seus clientes atuais.
Após conhecer seu cliente ideal, você terá condições de saber quais materiais de acabamento devem ser usados em seu espaço de vendas. Além disso poderá ter uma ideia mais clara de como deve ser a iluminação, o uso de cores e a configuração dos espaços.
Dependendo do perfil do seu público, pode ser melhor recebê-lo em uma mesa de reuniões num espaço mais reservado. Ou então num balcão onde ele possa ser atendido de maneira mais informal. Essas decisões dependem do alinhamento das características do seu produto ao perfil do seu cliente.
Decisões erradas nesse momento podem resultar em diminuição do volume de negócios. Mas em contrapartida, se você acertar em cheio nessas decisões, poderá vender mais sem precisar de muito esforço.
Soluções que alinhem seus diferenciais às características e desejos de seu cliente criarão empatia da sua marca com seu público. E isso, além de fazer você vender mais, fará com que mais que clientes, você tenha fãs.
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